Coordenador : Adriana Cristina de Oliveira Silva
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388434.2199.133132.11012023
Departamento/Setor: MTA
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo será constituído pelo público em geral, principalmente os Internautas já inscritos no perfil do Instagram #VivaLeiteUFF e outros que venham a se interessar, alunos do ensino fundamental, seus responsáveis e professores.
Local de atuação: A base do Programa será a Faculdade de Veterinária da UFF, sito à Rua Vital Brazil Filho, 64, Santa Rosa, Niterói/Laboratório de Tecnologia e Inspeção de Leite e Derivados. Para execução das ações daremos continuidade nas postagens no Instagram com atuação junto aos internautas através dos esclarecimentos e das discussões que surgem. Também continuaremos com a Publicação do Jornal on line trimestral com o aprofundamento dos temas postados no #VIVALEITEUFF. Além disso, caso haja permissão pelas escolas (públicas e particulares) realizaremos visitas educativas com realização de palestras e jogos interativos no sentido de esclarecer sobre os derivados lácteos, as doenças que podem ser transmitidas por esses produtos e sobre saúde pública .
Objetivo
Objetivo geral Esclarecimento sobre o que são os leites e derivados para o público geral via Internet e das escolas do ensino fundamental e médio. Objetivos específicos 1) Identificar as principais dúvidas sobre o consumo e ingestão de leite e derivados e esclarecê-los para a população; 2) Detectar problemas na sociedade e em especial nas crianças em fase escolar, com relação à ingestão de leite e derivados; 3) Atualizar os dados sobre leite e derivados para os estudantes e Profissionais de Medicina Veterinária; 4) Esclarecer questões sobre leite e derivados para crianças, responsáveis e educadores, incluindo risco de transmissão de patógenos; 5) Desenvolver materiais educativos; 6) Realizar ações de educação em Tecnologia de Leite e Derivados e Saúde Pública; 7) Envolver os discentes de graduação e pós-graduação em atividades práticas e aplicadas na área de Leite e Derivados
Resumo
A seguinte proposta visa gerar e divulgar informações relacionadas com a área de leite e derivados para a população em geral tanto pelo Instagram quanto por outros meios (jornal on line) e presencialmente através das visitas nas escolas, podendo atingir alunos do ensino fundamental e ensino médio, seus responsáveis e educadores. O principal intuito é esclarecer o público-alvo sobre o que são leites e derivados, diversas ramificações destes produtos e as doenças que podem ser propagadas através desta matriz alimentar. Ultimamente, tem ocorrido uma divulgação maciça e muitas vezes errônea abordando o tema Leite e Derivados por pessoas leigas. A proposta é por meio do público leigo (internautas, crianças e seus pares) disponibilizar informações adequadas sobre este tema, para que sejam formados adultos mais esclarecidos nesta área, juntamente com os responsáveis e educadores que servirão de multiplicadores.